Início > Unipampa integra ações do plano estadual de agroecologia e de produção orgânica
Data de Publicação 06/03/2016 - 14:23 Atualizado em 07/03/2016 - 12:34 1752 visualizações

Unipampa integra ações do Plano Estadual de Agroecologia e de Produção Orgânica

O Pleapo é o primeiro plano gaúcho com foco em agroecologia e produção orgânica

Na última quinta-feira, 3, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participou do lançamento do Rio Grande Agroecológico – Plano Estadual de Agroecologia e de Produção Orgânica (Pleapo). O evento ocorreu no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, e contou com a participação do governador José Ivo Sartori, do secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, de autoridades estaduais, representantes federais, municipais e instituições. Na cerimônia, a Unipampa esteve representada pela pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Nádia Bucco, e pelo professor Juan Del Aguila.

Este é o primeiro plano gaúcho que tem como foco a agroecologia e a produção orgânica e foi construído por um comitê gestor formado por cerca de 40 instituições, entre secretarias de Estado, governo federal, universidades e organizações não governamentais (ONGs). A Unipampa é uma das instituições integrantes do comitê, representada pelo professor do Campus Dom Pedrito, Juan Saavedra del Aguila, que acompanhou todas as etapas da elaboração do Plano.

Coordenado pela SDR, o Pleapo conta com ações e metas para promover a produção e o consumo de alimentos saudáveis, o uso e a conservação da agrobiodiversidade, a oferta de assistência técnica e extensão rural e social e o ensino e a pesquisa de base ecológica, de maneira transversal.

Sartori disse que este é um programa que busca o desenvolvimento sustentável para a produção rural do RS e falou, ainda, da preocupação da sociedade com a origem e qualidade do alimento que consome e que o plano é uma garantia de segurança alimentar e nutricional. "É importante que se estabeleça uma relação de harmonia dos sistemas de produção com o meio ambiente", frisou Sartori.

O Rio Grande Agroecológico propõe ações para incentivar o protagonismo de jovens e mulheres na produção de base ecológica, estimular a troca de sementes crioulas e fiscalizar o uso de agrotóxicos no entorno de propriedades em que se cultivam alimentos orgânicos. Uma ação já executada foi a criação de um espaço de orgânicos na Ceasa/RS, em Porto Alegre, que já está em operação.

As ações do Rio Grande Agroecológico serão executadas no período de 2016 a 2019 e visam atender aos princípios de desenvolvimento sustentável, preservação e conservação ecológica com inclusão social, segurança e soberania alimentar e diversidade agrícola, biológica, territorial, da paisagem e cultural.

Ações práticas do Rio Grande Agroecológico

O que está sendo feito e as metas do plano estadual:

- 8.387 projetos produtivos e de apoio à comercialização de alimentos orgânicos financiados;

- 1.112 encontros de capacitação de agricultores e técnicos em agroecologia;

- 29 editais de apoio à produção agroecológica e assistência técnica e extensão rural e social (Aters);

- 38.340 famílias atendidas com Aters em agroecologia;

- 347 projetos de pesquisa e extensão em agricultura de base ecológica;

- 110 publicações técnicas e de divulgação para fomento da agroecologia;

- 8 Bancos Ativos de Germoplasma (BAGs) revitalizados e mantidos;

- 96 eventos de trocas de sementes crioulas e mudas;

- 132 feiras e eventos para a promoção e comercialização de alimentos orgânicos;

- 3.676 amostras de alimentos e água monitoradas quanto à presença de agrotóxicos.

Instituições com ações no Rio Grande Agroecológico

Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), por meio de sua conveniada Emater/RS-Ascar; Secretarias do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional; da Educação; da Saúde; do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; da Agricultura, Pecuária e Irrigação; Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam); Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro); Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga); Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS); Banrisul; Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Embrapa Clima Temperado; Empresa Uva e Vinho; Ministério do Desenvolvimento Agrário; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS); Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Universidade Federal do Pampa (Unipampa); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa).

O livro Rio Grande Agroecológico - Plano Estadual de Agroecologia e de Produção Orgânica está disponível para folhear e download neste link: https://issuu.com/imprensasdr/docs/pleapo_web

Texto: Cassiane Osório/Palácio Piratini; Itamar Pelizzaro/SDR e Franceli Couto/Unipampa

• Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Nádia Bucco, representou a Unipampa na cerimônia / Foto: Luiz Chaves-Palácio Piratini
    • Pró-reitora de Extensão e Cultura, Nádia Bucco, e o professor Juan Del Aguila no Lançamento do Pleapo / Foto: Divulgação