Início > Unipampa promove acoes de conscientizacao ambiental durante semana do meio ambiente em bage
Data de Publicação 05/06/2019 - 12:25 Atualizado em 05/06/2019 - 13:24 1486 visualizações

Unipampa promove ações de conscientização ambiental durante a Semana do Meio Ambiente em Bagé

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext), participa de mais uma edição da Semana do Meio Ambiente, em Bagé. As atividades, que buscam promover a conscientização da população sobre temas ambientais, ocorrem entre os dias 03 e 07 de junho.

O reitor da instituição, Marco Antonio Fontoura Hansen, participou da abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, que foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Bagé, na segunda-feira, 3. Hansen destacou a atuação da Unipampa em diversas ações educativas ligadas aos temas ambientais. “As instituições de ensino têm um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes das questões ambientais, seja nos aspectos de licenciamento, de gestão ou de educação ambiental”, afirmou.

Reitor da Unipampa, Marco Hansen, participou da abertura da Semana do Meio Ambiente de Bagé

Durante os dias do evento, a Unipampa realiza atividades de extensão na Praça Silveira Martins, no centro da cidade. Um dos projetos é o do Grupo Bio&Energia do Campus Bagé, coordenado pela professora Cristine Schwanke, que promove oficinas de produção de biodiesel, de educação ambiental, de coleta sustentável do óleo residual em ecopontos da cidade e eficiência energética. Entre os objetivos do Grupo Bio&Energia está conscientizar a comunidade sobre a conservação do meio ambiente, sendo esta uma das áreas de atuação do curso de Engenharia de Energia do Campus Bagé.

Para Cristine, todas as ações visam à divulgação das boas práticas de sustentabilidade socioambiental. Sobre a inserção do Grupo na Semana do Meio Ambiente, a coordenadora destaca que é uma excelente oportunidade de trazer esses conhecimentos para a comunidade. “Há uma grande interação com os alunos da rede de educação básica e infantil, proporcionada pelas atividades na praça. Isso faz com que desde cedo já tenham noção da importância dessas boas práticas, levando para casa esse entendimento”, conta.

Campus Bagé e Proext promovem atividades durante Semana do Meio Ambiente, em Bagé

A Unipampa também está desenvolvendo, durante a Semana do Meio Ambiente, atividades do Programa Arborização Urbana: um exercício de cidadania e sustentabilidade socioambiental, que é ligado à Proext. Desde 2015, o programa promove ações de conscientização ambiental em prol da melhoria do parque arbóreo de Bagé. Além disso, por meio do Programa, desenvolveu-se um trabalho de pesquisa interinstitucional e multidisciplinar que entregou à Prefeitura de Bagé um Inventário Arbóreo das principais praças e ruas da cidade, com o objetivo de subsidiar o manejo da arborização pública.

Para a coordenadora do Programa Arborização Urbana, Ketleen Grala, a partir das palavras do prefeito de Bagé, Divaldo Lara, durante a abertura da Semana do Meio Ambiente, sobre o trabalho desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa) a respeito do plantio e manejo de árvores da cidade, “foi possível comprovar que a atuação de pessoas comprometidas com a melhoria da qualidade de vida da cidade, especialmente no que se refere à arborização, está surtindo resultados positivos”. Ketleen complementa: “São anos em que este grupo luta demandando iniciativas junto ao poder público e à comunidade para que ações concretas se efetivem. Isto é exercício de cidadania, em que fica claro que as instituições de ensino vêm solidificando seu papel na sociedade”.

Na programação, estão previstas as seguintes atividades, no Salão Nobre da Prefeitura de Bagé:

Quarta-feira (05/06)

13h30 – Reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) sobre a temática “Arborização Urbana e Políticas Públicas”. A atividade é aberta à comunidade;

19h – Palestra "Arborização Urbana: Políticas Públicas, Legislação e Conscientização", ministrada pela equipe ambiental da Prefeitura de Santana do Livramento: o biólogo, Tiago Xavier dos Reis; os engenheiros florestais, Jéssika dos Santos Nunes e Fernando Bueno Simões Pires; e a química industrial, Ana Cristina Yebra.

Quinta-feira (06/06)

Das 9h às 16h - Curso "Arborização: Teoria e Prática", com o biólogo da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa), Rodrigo Kanaan. As inscrições para o curso devem ser feitas por meio do telefone (53) 3240 5187.

Oficinas e demais atividades de conscientização ocorrem na Praça Silveira Martins, em Bagé - Foto: Ronaldo Estevam
      Escolas e a comunidade em geral podem interagir nas atividades propostas - Foto: Ronaldo Estevam