Início > Unipampa promove curso de introducao audiodescricao no campus bage
Data de Publicação 11/06/2019 - 12:00 Atualizado em 11/06/2019 - 12:02 356 visualizações

Unipampa promove curso de introdução à audiodescrição no Campus Bagé

Capacitação ocorreu de 03 a 05 de junho
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal (Nudepe), promoveu o curso “Introdução à Audiodescrição” no Campus Bagé. A capacitação, que ocorreu de 03 a 05 de junho, foi voltada a servidores da Universidade.

O curso foi ministrado pelas professoras Nadir da Silva Machado e Virgínia Menezes do Instituto Benjamin Constant (IBC) e teve como objetivo proporcionar a formação continuada dos professores da Instituição, a fim de qualificar as práticas pedagógicas no atendimento aos alunos com deficiência visual e cegueira.

A legislação:

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, aprovada em 2015, explica que a audiodescrição é obrigatória para o currículo dos profissionais da educação, das licenciaturas diversas e da Comunicação, envolvendo produções jornalísticas, radiodifusão, audiovisual e também promoção de eventos acadêmicos - os quais devem oferecer a audiodescrição para sua programação.

O Instituto Benjamin Constant (IBC):

É centro de referência nacional na área da deficiência visual, capacitando profissionais e assessorando instituições públicas e privadas nessa área, além de reabilitar pessoas que perderam ou estão em processo de perda da visão. Também é um centro de pesquisas médicas na área de oftalmologia, possuindo um dos programas de residência médica mais respeitados do país, além de ser comprometido com a produção e difusão da pesquisa acadêmica sobre a temática da educação especial. Através da Imprensa Braille, edita e imprime livros e revistas em Braille, além de contar com um farto acervo eletrônico de publicações científicas.

• Unipampa promove curso de introdução à audiodescrição no Campus Bagé
      Professoras Nadir da Silva Machado e Virgínia Menezes ministram o curso (Foto: Divulgação)
    • Unipampa promove curso de introdução à audiodescrição no Campus Bagé
      Unipampa promove curso de introdução à audiodescrição no Campus Bagé (Foto: Divulgação)