Página inicial > Academicos da unipampa relatam experiencias internacionais apoiadas por edital institucional
Data de publicação 03/10/2023 - 14:49 Atualizado em: 03/10/2023 - 14:49 118 visualizações

Acadêmicos da Unipampa relatam experiências internacionais apoiadas por edital institucional

Estudantes foram contemplados com auxílio financeiro para atividades no exterior
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através da Diretoria de Assuntos Institucionais e Internacionais (Daiinter), lançou em maio de 2023 a Chamada Interna nº 4/2023 de apoio ao intercâmbio estudantil através de auxílio financeiro para atividades no exterior de estudantes de graduação e pós-graduação. O documento prevê recursos de fomento com a concessão de dez auxílios no valor de R$ 1.187 cada.

Até o momento, foram seis estudantes da Unipampa contemplados com a solicitação. As viagens dos estudantes que ganharam os auxílios referem-se ao curso das disciplinas de estágio obrigatório ou não obrigatório, bem como pesquisas conjuntas ou de mobilidade para realização de estudos, ambos no exterior, com no mínimo 15 dias de duração.

Dos contemplados, cinco tiveram como destino a Argentina. O estudante Matheus Costa, estudante do mestrado em Engenharia (PPEng), Campus Alegrete, realizou a experiência no Laboratorio de Mecânica Computacional (LAMEC-IMIT-CONICET) da Facultad de Ingeniería de la Universidad Nacional del Nordeste. Já Luiz Felipe Fonseca Santos, acadêmico do curso de Relações Internacionais, Campus Santana do Livramento, teve como destino Buenos Aires, na Estética Mariela Haschke.

Além destes, também viajaram para Argentina com destino a Universidad Católica de Santa Fé os estudantes: Letícia da Fontoura de Vargas e Tiago Souza Brandão, ambos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Campus Dom Pedrito e a estudante Tamara Almeida, do curso de Tecnologia em Agronegócio, também do Campus Dom Pedrito. A acadêmica Tamara, que foi realizar a disciplina de estágio na Argentina, “a experiência vivenciada durante o período foi muito gratificante no que tange o crescimento acadêmico por conhecer de perto a realidade produtiva de outro país, sistemas de produção adotados, pontos fortes e fracos, e uma demanda por profissionais bem qualificados”.

O sexto estudante contemplado foi para Portugal. O acadêmico do curso de Engenharia Agrícola, Lucas Migotto Alves, Campus Alegrete, embarcou para estagiar no país em setembro com previsão de retorno para o início de dezembro. A experiência comtempla o estágio na empresa Bastilha S.A., localizada em Viana do Alentejo, Évora, Portugal. Segundo Alves, “é possível perceber as diferenças culturais porque há pessoas do mundo inteiro”. O estudante relata que, nos primeiros dias da vivência, fica evidenciada a barreira linguística, pela comunicação ser principalmente em Língua Inglesa, configurando-se também como uma oportunidade de aprendizado.