Página inicial > Inauguracao do nucleo de praticas juridicas da unipampa reune autoridades e comunidade local
Inauguração do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unipampa reúne autoridades e comunidade local
Data de publicação 25/04/2023 - 16:24 Atualizado em 25/04/2023 - 16:24
Por Hamilton de Lima Souza

O NPJ já está disponível para atendimentos a partir desta terça-feira

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus São Borja, inaugurou nesta segunda-feira, 24, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do curso de Direito. O órgão oferece atendimentos gratuitos para a comunidade local, com foco na área do direito da família. A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades locais e regionais, além da comunidade de São Borja.

Durante a abertura do evento, o diretor do Campus São Borja, Valmor Rhoden, apresentou números sobre a presença da Unipampa no município. A boa relação entre a Universidade e as demais entidades e instituições locais foi um dos pontos ressaltados pelo diretor.

Presente na inauguração, o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, destacou a importância da aproximação entre a Universidade e a sociedade. “O NPJ é um instrumento de cidadania que propicia a inclusão e aproxima a justiça de todos e todas”, afirmou o reitor.

Além dos gestores, o professor do curso de Direito de Santana do Livramento, Jair Pereira Coutinho, falou sobre as experiências com o Núcleo de Práticas Jurídicas no seu Campus. Segundo ele, o espaço une os três pilares de ensino, pesquisa e extensão que sustentam a atuação da Universidade.

A coordenadora do NPJ, Aline dos Santos Fagundes, lembrou de sua experiência com esse espaço quando estava na graduação e salientou a importância de trabalhar a sensibilidade dos discentes para atender as pessoas. “Queremos entregar o que temos de melhor, nossa formação e nosso estudo”, acrescentou a professora.

Um dos objetivos do órgão é fazer com que estudantes de Direito possam vivenciar e lidar com casos reais ainda na graduação. “Todos os ensinamentos que os alunos vivenciaram na teoria, vão ser agora experimentados na prática”, explicou a coordenadora do curso de Direito, Viviane Coitinho.

A inauguração teve também apresentações musicais e culturais e serviu como uma forma de apresentar para a comunidade o papel do NPJ e da Universidade no desenvolvimento local. Ao final da cerimônia, a coordenadora do órgão, Aline Fagundes, fez a entrega das chaves do NPJ para o representante da comunidade e também aluno da Unipampa, Paulo Fornasier.

A partir desta terça-feira, 25, o NPJ passa a realizar atendimentos jurídicos com a participação de estudantes da Unipampa, sob a orientação de professores do curso de Direito.

O espaço está localizado na sala 5201 do Prédio Acadêmico III da Unipampa, na rua Monsenhor Patrício Petit Jean, nº 3295 - Bairro do Passo, em São Borja. Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, e podem ser agendados pelo e-mail npjsb@unipampa.edu.br. ou pelo telefone: 3430-9850 – ramal 6511.

Texto e fotos: Micael Olegário

A inauguração do Núcleo de Práticas Jurídicas reuniu a comunidade acadêmica