Página inicial > Processo seletivo para ingresso no curso de licenciatura em historia ead esta com inscricoes abertas
Data de publicação 22/08/2023 - 10:11 Atualizado em: 22/08/2023 - 17:38 236 visualizações

Processo seletivo para ingresso no curso de Licenciatura em História EaD está com inscrições abertas

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) tem uma nova oportunidade para ingresso em um curso de graduação ainda em 2023. Desta vez, as vagas são ofertadas para a Licenciatura em História. Um curso totalmente gratuito e a distância. Não tem taxa de inscrição, nem de matrícula ou de mensalidade. O prazo para inscrição já está aberto e segue até o dia 1º de setembro, às 16h.

No total são 150 vagas, 30 em cada um dos seguintes polos: Bagé, Restinga Seca, Três de Maio, Itaqui e Uruguaiana. Além da ampla concorrência, o processo seletivo também prevê diferentes ações afirmativas, ou seja, reserva de vagas para grupos específicos, conforme descrito no item 2 do Edital nº 314/2023.

Quem pode se inscrever?

Para participar da seleção é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2016 e 2022. Além disso, a Unipampa exige a obtenção de nota mínima de 300 pontos nas provas de Matemática e suas Tecnologias; 300 pontos em Ciências Humanas e suas Tecnologias; 300 pontos em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 300 pontos na Redação.

Quem fez o Enem em diferentes anos (2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 ou 2022) deve escolher as notas de apenas um deles para concorrer. O candidato só pode realizar uma inscrição, escolhendo uma única modalidade de concorrência de um único polo.

Como se inscrever?

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet, de forma gratuita, no endereço https://ingresso.unipampa.edu.br/, até o dia 1º de setembro, às 16h. É preciso informar no Formulário Eletrônico de Inscrição, além dos dados pessoais requisitados, o polo pretendido e os resultados obtidos em um único ano do Enem (de 2016 a 2022).

Para concluir a inscrição, o candidato deverá enviar, obrigatoriamente no formato digital Portable Document Format (PDF), os documentos descritos no Edital nº 314/2023, de acordo com a modalidade pretendida (ampla concorrência ou ações afirmativas).

Ainda tem dúvidas?

Para conhecer todas as etapas do processo seletivo, leia atentamente o Edital nº 314/2023. Além disso, não deixe de acompanhar o Portal de Ingresso na Graduação, nele você encontra atualização sobre todas as etapas de todos os processos seletivos da Unipampa.

Sobre o curso

O curso de Licenciatura em História, ligado ao Campus São Borja, possui duração de oito semestres, ofertado totalmente na modalidade de educação a distância (EaD). A carga horária mínima, distribuída nos quatros anos da graduação, é de 3410 horas, desenvolvida da seguinte forma:

• Componentes curriculares obrigatórios de natureza técnico-científico: 935 horas;
  • Trabalho de conclusão de curso: 60 horas;
  • Prática como componente curricular: 420 horas;
  • Estágio curricular supervisionado: 405 horas.
  • Componentes curriculares complementares de graduação: 390 horas

O currículo composto por atividades complementares prevê  o mínimo de 200 horas  de atividades complementares de graduação (ACGs), caracterizadas por atividades de ensino, pesquisa, extensão, culturais, artísticas, sociais e de gestão, as quais são obrigatórias e desenvolvidas ao longo do curso.

A graduação tem como objetivo geral: formar professores para atuar na Educação Básica oportunizando a aprendizagem da História nas suas diversas perspectivas. Preparar professores de História que compreendam o sistema educacional, que possuam autonomia intelectual e desenvolvam consciência crítica dos problemas contemporâneos no trato das questões históricas e pedagógicas.

Para saber mais, acesse o site do curso.

Sobre a Unipampa

A Unipampa é uma universidade federal criada, por meio da Lei nº 11.640, de 11 de janeiro de 2008, para minimizar o processo de estagnação econômica onde está inserida, pois a educação viabiliza o desenvolvimento regional, buscando ser um agente da definitiva incorporação da região ao mapa do desenvolvimento do Rio Grande do Sul (RS). Está localizada na Metade Sul do RS, na fronteira do Brasil com a Argentina e o Uruguai.

Com estrutura multicampi, possui unidades universitárias nos municípios de Alegrete, Bagé (campus e reitoria), Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana. Além de estar espalhada por diversas regiões do Estado por meio dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Possui mais de 70 cursos de graduação (licenciaturas, bacharelados e tecnológicos) totalmente gratuitos, além de cursos de especialização, mestrado e doutorado.

Recentemente, a Instituição passou pelo processo de recredenciamento institucional presencial e EaD, realizado pelo Ministério da Educação, em que obteve nota máxima em ambos, evidenciando a qualidade e excelência dos serviços prestados.

Para saber mais sobre a Unipampa, navegue pelo portal institucional ou visite uma de suas unidades.