Página inicial > Programa mulheres sem fronteiras disponibiliza publicacao gratuitamente pela internet
Programa Mulheres Sem Fronteiras disponibiliza publicação gratuitamente pela internet
Data de publicação 19/01/2023 - 11:31 Atualizado em 19/01/2023 - 11:31
Por Hamilton de Lima Souza

O Programa Mulheres Sem Fronteiras obteve através de financiamento a publicação do livro intitulado (Des)Fazendo saberes na fronteira: Ciência, democracia e resistência, organizado pela professora Dra. Jaqueline Carvalho Quadrado. O livro é parte dos resultados do IV Seminário (Des) Fazendo Saberes na Fronteira: ciência, democracia e resistência, que ocorreu em julho de 2022, e contou com auxílio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). A obra aborda interesses intelectuais, condições materiais e políticas. O IV Seminário (Des)Fazendo Saberes na Fronteira iniciou em 2016, com a inserção de estudantes e professoras do Projeto de Extensão Mulheres Sem Fronteiras, em torno de um fenômeno que provoca grande debate público: os direitos das mulheres e dos LGBTQIAP+.

O seminário ao longo dos anos foi ampliando seus temas, permitindo dialogar com diversas áreas do conhecimento. Desde a edição de 2018, foi possível contar com auxílio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), mediante edital público, o que tem permitido publicar uma coletânea de textos, após o encerramento do Seminário. Os artigos  apresentados, por professores/as, mestrandos/as, graduandos/as e profissionais, os/as quais subsidiaram as discussões realizadas no Seminário, comprometido com a divulgação científica, nos marcos dos seus oito anos de existência. O evento foi realizado na Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, RS, Brasil, nos dias 27, 28 e 29 de julho de 2022, na modalidade online.

Os textos têm um propósito sociológico, antropológico, filosófico e político: pensar com as/os leitoras/es sobre questões de ciência, democracia e resistência presentes no cotidiano. As configurações das políticas públicas das últimas décadas têm apresentado novos desafios à reflexão nas ciências sociais e ciências humanas. Especialmente a perda relativa de importância das contradições de classe, que marcaram o último século de conquistas socialdemocratas; mostra-se como um desafio à reflexão crítica na sociedade brasileira.

Link para baixar grátis: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/des-fazendo-saberes-na-fronteira-ciencia-democracia-e-resistencia

Informações:  Jaqueline Carvalho Quadrado, Coordenadora do IV Seminário (Des)Fazendo Saberes na Fronteira

O e-book foi lançado em dezembro e está disponível na internet gratuitamente