Página inicial > Projeto gestao de marketing para organizacoes de fronteira realiza seminario na acisb
Projeto Gestão de Marketing para Organizações de Fronteira realiza seminário na Acisb
Data de publicação 10/02/2023 - 16:12 Atualizado em 10/02/2023 - 16:12
Por Hamilton de Lima Souza

 

No dia 7 de fevereiro de 2023 aconteceu mais uma edição do Seminário de Gestão de Marketing para Organizações de Fronteira. O tema deste ano parte da metáfora  “transformar limão em limonada”, pois o projeto desta edição se dedica a ajudar as empresas participantes a superarem algumas dificuldades amargas ocasionadas pela pandemia do Covid-19 em ações de  aproveitamento de oportunidades e inovação no mercado. 

O seminário faz parte do projeto de extensão dos componentes curriculares de Fundamentos de Marketing, Planejamento de Marketing e Comunicação Integrada do Curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa - Campus de São Borja e realizado em parceria com a Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária e São Borja - ACISB. Os componentes são ministrados respectivamente pelos docentes João Antônio Gomes Pereira e Renata Coutinho, contando este ano com a colaboração voluntária em monitoria da aluna Maísa Elis Pinto. O projeto teve como executores os estudantes da décima sexta (PP XVI)  e décima sétima turma do curso ( PP XVII) .

Nesta edição do Projeto Gestão de Marketing para Organizações de Fronteira foram selecionadas cinco empresas a partir daquelas que se inscreveram e participaram de um Curso de Marketing e Comunicação Integrada ministrado na ACISB em 2022. As empresas selecionadas por sorteio público foram:  Ícaro imobiliária, Dona Vera Doces e Salgados, Supermercado Farroupilha/ Pampa Gaúcho, Tallento Uniformes e Escola de Voo de São Borja.  As empresas participantes funcionam como ‘laboratórios de aprendizagem’ para os estudantes e ao final do projeto recebem gratuitamente uma pesquisa de mercado, um planejamento de marketing e de comunicação integrada estando livres para adotar ou não as propostas apresentadas pelos estudantes. 

O projeto tem o objetivo de articular  estudos acadêmicos e prática de marketing e comunicação integrada, a fim de que os egressos do curso tenham o conhecimento teórico e prático ao ingressarem no mercado de trabalho. Os professores destacam que o trabalho realizado tem finalidade pedagógica e, as empresas participantes, precisam compreender esse processo, o que tem ocorrido. A colaboração das empresas é fundamental para o projeto que envolve dois semestres letivos de trabalho.

Créditos: Assessoria do projeto

O professor João Antônio e a professora Renata Coutinho junto ao presidente da Acisb, Neronei Cargnin

O professor João Antônio e a professora Renata Coutinho junto ao presidente da Acisb, Neronei Cargnin

O professor João Antônio e a professora Renata Coutinho junto ao presidente da Acisb, Neronei Cargnin

O evento movimentou a comunidade acadêmica

O evento movimentou a comunidade acadêmica

O evento movimentou a comunidade acadêmica