Página inicial > Projeto saude mental da unipampa sao borja retoma atividades com acolhimento psicologico
Projeto Saúde Mental da Unipampa São Borja retoma atividades com acolhimento psicológico
Data de publicação 12/04/2023 - 17:05 Atualizado em 17/04/2023 - 11:56
Por Hamilton de Lima Souza

O Projeto Saúde Mental Unipampa - São Borja retorna com suas ações e atividades em 2023 e entre elas volta oferecendo atendimentos psicológicos individuais para a comunidade acadêmica. Os atendimentos serão realizados pelas Psicólogas Patrícia Fagundes – CRP 07/14398, Elisangela  Melo Floriano -  CRP 07/38587 e Jhonatan Molinos - CRP 07/28587 no “Cantinho do Acolhimento”, um espaço que integra o projeto Saúde Mental. O psicólogo Luciano Vanderley - CRP 11/01085, novo integrante, vai atender na quarta e quinta-feira pela manhã. “O Cantinho do Acolhimento”, localizado na sala 2106- campus I - tem uma estrutura especial de conforto, projetado para o acolhimento e para uma escuta qualificada dos estudantes ou servidor que procura o serviço. Trata-se de um espaço de atendimento individual na área de saúde mental que permite a quem procura o serviço um atendimento especializado diante de inquietações, sofrimentos e angústias. Além de ser um espaço de fala, apoio, reflexão, elaboração de conflitos, promovendo condições para que seu sofrimento possa ser expressado e que   alternativas diante de questões apresentadas possam ser encontradas.

Os interessados no atendimento devem preencher o formulário https://forms.gle/VGE4JXeBD91BX8Xb7 e aguardar o agendamento que ocorrerá por ordem de solicitação. O mesmo formulário também se encontra na bio do instagram do Projeto (@projetosaudementalunipampa). Importante ressaltar que o acolhimento procura responder às demandas espontâneas por ajuda psicológica, tem caráter pontual podendo se constituir em uma sessão de escuta/apoio dependendo de cada caso e, eventualmente, mais um ou dois atendimentos complementares. Portanto, não são caracterizados como sessões de terapia e sim atendimentos breves e pontuais que buscam apoiar os estudantes no enfrentamento das dificuldades emocionais que afetam na vida acadêmica e pessoal, no entendimento de contribuir para a melhoria do bem-estar no ambiente acadêmico. Havendo necessidade de continuidade e acompanhamento psicológico a longo prazo, o interessado será orientado a buscar outros serviços que ofereçam atendimento psicológico na rede local de atendimento.

Outra ação criada será o  grupo de escuta e acolhimento à comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pampa - Campus São Borja. ‘’Sábados de cuidado’’ que vai acontecer aos sábados, das 13h 30min às 15h, na sala 2016 - no cantinho do acolhimento.

O grupo será mediado pela estagiária do curso de Psicologia Laisa Mello  e pela Psicóloga Elisângela Floriano. Interessados devem fazer a inscrição através do formulário: https://forms.gle/wCG9YzpxFhdrmQWq9

O projeto criado em 2019 é  coordenado pela docente e psicóloga Juliana Lima Moreira Rhoden, tem o apoio e parceria de vários  setores do campus e instituição. Conta ainda com a participação de dois estagiários do curso de Relações Públicas, Juliana de Medeiros Alves e Jean Correia  que contribuem gerenciando a comunicação e as ações do projeto. Ainda conta com a parceria de outros estudantes de diferentes cursos e TAEs que colaboram em várias ações e atividades.

Créditos: Assessoria do Projeto

Nova logomarca do projeto Saúde Mental Unipampa São Borja