Página inicial > Unipampa participa da gravacao de documentario na ufpa
Data de publicação 10/11/2023 - 14:36 Atualizado em: 14/11/2023 - 07:05 86 visualizações

Unipampa participa da gravação de documentário na UFPA

A gravação aconteceu no dia 20 de outubro

Por Andriel Martinez | Estagiário de Jornalismo

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberlaine Ribeiro Jorge, participou da gravação do documentário “Negras Reitorias”, produzido por alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará (UFPA), com apoio da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). O documentário será lançado em 2024 e abordará questões referentes ao Coletivo Negras Reitorias, inclusão e gestão.

O Coletivo Negras Reitorias, é formado por dirigentes negros e negras das universidades e institutos federais do país, junto da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN). O coletivo surgiu em reunião realizada no dia 3 de maio de 2021, após uma indagação da ABPN sobre quantos reitores negros e reitoras negras existiam no Brasil. Segundo Roberlaine, “o Coletivo vem  se somar com os demais coletivos negros para contribuir com o aprimoramento das políticas de ações afirmativas dentro das universidades e na sociedade civil como um todo”.

As gravações do documentário aconteceram durante o Workshop “A Dimensão Pedagógica do Cinema Negro”, com debates e oficinas ministrados pelo professor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e apresentador da Rádio USP, Celso Luiz Prudente; pela produtora da Mostra Internacional de Cinema Negro (MICINE), Darcilene Silva; pela coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, Ana Cláudia Melo; e pelo professor da Universidade de São Paulo (USP), Rogério de Almeida.

No dia 7 de novembro, o reitor da Unipampa também participou da audiência pública “O Estatuto da Igualdade Racial” na Câmara dos Deputados representando o Coletivo Negras Reitorias, que vem trazendo várias pautas para discussão nos mais diversos fóruns”. No encontro foram discutidas as políticas de igualdade racial e a audiência foi comandada pelas relatoras do estudo, as deputadas Benedita da Silva e Dandara Tonantzin Castro.