Início > Unipampa participa da conferencia nacional de libras
Data de Publicação 05/05/2017 - 17:49 Atualizado em 08/05/2017 - 09:20 2852 visualizações

Unipampa participa da Conferência Nacional de Libras

Grupo apresentou trabalho sobre a comunidade surda de Livramento e Rivera
Por Mayara dos Santos Rodrigues

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participou da Conferência Nacional de Libras, a Conali 2017, em Porto Alegre, representada por uma comitiva de Professores, Tradutores e Intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Na conferência, foi apresentado o trabalho intitulado “Comunidade Surda da Fronteira – Pertencimento” pela Tradutora e Intérprete de Libras, Mariana Figueira, que representou a Unipampa, e pelo Professor de Libras, Cristiano Vaz, que representou a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O trabalho apresenta as características da comunidade surda entre a Fronteira – gêmea de Santana do Livramento e Rivera, no Uruguai e que compõe o Projeto de extensão “Produção de Artefatos da Cultura Surda na Fronteira”. O projeto foi desenvolvido no Campus Santana do Livramento em parceira com as cidades brasileira e uruguaia.

O evento ocorreu entre os dias 24 e 26 de abril e foi organizado pela Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (Feneis).

• Mãos que se tocam com a bandeira do Brasil e do Uruguai.
      O logotipo do projeto.
    • Apresentação do Pôster, Tradutora e Intérprete deLibras  Mariana Figueira (UNIPAMPA) e o Professor de Libras Cristiano Vaz (UFRGS).
      Os autores do trabalho com o pôster apresentado.
    • Tradutores e Intérpretes de Libras da UNIPAMPA, da esquerda para direita, Taíse Gomes, Fernando Ramires, Mônica Garcia e Mariana Figueira
      Tradutores e Intérpretes de Libras da UNIPAMPA.
    •   Professores de Libras e TILS da UNIPAMPA, em cima e da direita para esquerda Ana Paula Gomes Lara, Keli Krause; abaixo Fernando Ramires, Deise Luiz, Taíse Gomes, André Paixão, Mariana Figueira e Willian da Motta.
      Comitiva representante da UNIPAMPA.